Somos especialistas em tecnologia

Terceirização do desenvolvimento de software: saiba tudo!

Todos os aspectos da vida são digitalizados hoje em dia: desde a compra de um novo carro até a contratação de serviços empresariais, tudo é feito online, por meio de softwares e aplicativos especiais. 

Não é à toa que 70% das empresas já possuem suas estratégias de digitalização e o termo transformação digital cresceu tanto. Felizmente, o mercado de aplicativos é enorme; Somente o Google Play Market é preenchido com cerca de 4.000 aplicativos por dia, enquanto a Apple App Store hospeda 1,96 milhão de aplicativos no total.

No entanto, muitos proprietários entendem que a oferta existente não atende inteiramente às necessidades específicas da empresa com os chamados software de prateleira. E é aqui que o desenvolvimento de software personalizado entra em ação.

O desenvolvimento interno de software é um processo perfeito, pois permite que uma empresa projete e produza a solução que ela precisa. No entanto, como mostra a prática, o desenvolvimento requer tempo, experiência e orçamentos bastante grandes; na maioria dos casos, um desses elementos se torna um bloqueador para projetos internos. Felizmente, existe um serviço chamado terceirização do desenvolvimento de software para o cliente; pode tornar a solução dos sonhos realidade dentro de um prazo apertado e com um orçamento limitado.

Este artigo é dedicado a explicar detalhadamente todo o processo de terceirização de software. 

Você encontrará dicas e listas de verificação para obter a equipe certa para o seu projeto de desenvolvimento. Se você estiver interessado em um aspecto específico da terceirização, basta clicar no link do nosso índice abaixo e acessar as informações de que precisa.

O que é terceirização do desenvolvimento de software?

Vamos começar definindo o significado da terceirização do desenvolvimento de software antes de entrar em detalhes do processo. 

Terceirização é uma estratégia de negócios de delegar uma tarefa, processo, função ou qualquer parte do negócio a um fornecedor externo. 

O fornecedor, neste contexto, pode ser um indivíduo ou uma empresa, dependendo do escopo da tarefa. 

Hoje, a terceirização é mais frequentemente adotada no setor de TI. O valor total da terceirização de serviços de TI pode ultrapassar US $ 413,72 bilhões até o final deste ano. 

A razão para tal aumento é o custo e a eficiência da prática em geral. Se você está se perguntando o que é terceirização em desenvolvimento de software, a resposta é simples: a ideia continua a mesma. Contratar uma empresa externa ou um indivíduo que realizará um conjunto de tarefas em nome do cliente. 

A diferença aqui é que algumas empresas podem terceirizar o desenvolvimento completo do aplicativo (por exemplo, no caso de uma empresa diferente do ramo de TI precisar de um novo aplicativo para otimizar processos internos) ou terceirizar partes do processo.

No desenvolvimento de software, a terceirização se tornou uma das principais tendências nos últimos dois anos. As empresas diferentes do ramo de TI procuram conhecimento especializado fora de sua equipe, enquanto mais de 60% das empresas de TI terceirizam pelo menos parte de seus processos. 

Mais frequentemente, o estágio de controle de qualidade/teste é entregue aos especialistas neste campo. O gerenciamento e o planejamento de projetos também são comuns na terceirização de TI. 

Em 2021, espera-se que a tendência seja para a terceirização da segurança da informação. Isso significa que mesmo engenheiros de software estabelecidos considerarão obter ajuda externa de desenvolvedores terceirizados para proteger seus projetos contra violações de dados e minimizar a possibilidade de ataques de hackers.

open source

Por que a sua empresa deveria pensar na terceirização do desenvolvimento de software?

O conceito de delegar algum trabalho a terceiros existe em todos os setores. 

Assim, as empresas automotivas terceirizam a fabricação de suas peças para fornecedores externos, os centros educacionais terceirizam a criação de conteúdo para redatores externos, as marcas famosas terceirizam a costura para fábricas no exterior.

Na verdade, cerca de 70% dos serviços em todo o mundo foram terceirizados em 2019 até hoje. O estereótipo comum é que a terceirização do desenvolvedor de software é realizada quando uma empresa precisa cortar custos, independentemente da qualidade do serviço. 

A verdade é que a terceirização economiza dinheiro, mas há motivos muito mais importantes a serem considerados além da lucratividade financeira.

Veja algumas razões para terceirizar

Uma vez que todas as empresas terceirizam serviços específicos, vamos começar definindo as razões gerais para a terceirização.

1. Menor custo de integração

A integração de um novo membro da equipe é um processo complicado e demorado. O novo colaborador precisa aprender sobre as regras internas da organização, especificações do projeto, contatos na rede, tarefas atuais, fluxo de trabalho, etc. 

Na maioria das vezes, leva cerca de um mês ou dois para que o novo membro da equipe comece a trabalhar. Nesse período de transferência de conhecimento, a empresa paga o salário de dois funcionários (o recém-chegado e o especialista cessante). 

Ao contratar uma empresa ou indivíduo específico para uma tarefa específica, todo esse processo pode ser minimizado para o conhecimento essencial apenas. 

Além disso, como terceirizar significa trazer um profissional para a equipe, eles tendem a demandar menos tempo para entender todas as especificidades.

2. Conhecimento novo e especializado sobre o assunto

A visão externa do processo e a experiência na indústria tornam os serviços de terceirização de software inestimáveis. 

Os recursos humanos terceirizados podem detectar os elementos que faltam em uma linha de manufatura ou trazer novas ideias para a mesa de suas experiências anteriores.

Esses especialistas podem, na verdade, oferecer muito mais benefícios do que a conclusão de uma tarefa isolada.

3. Uma forma de recrutamento de talentos

É comum fazer um teste para um funcionário, mas as empresas não podem estendê-lo para sempre.

A terceirização permite trabalhar com uma mente brilhante no campo para testar sua experiência em tempo real por um período indefinido de tempo.

Ajuda as empresas a evitar o aborrecimento de contratos de trabalho permanentes e impostos elevados em muitos países como é no caso do Brasil.

No entanto, a atribuição de tarefas individuais com prazo e preço fixos é uma maneira perfeita de examinar o setor e criar um grupo de candidatos em potencial para recrutamento em tempo integral.

Obviamente, o desenvolvimento da terceirização significa evitar a contratação em tempo integral. Ainda assim, não seria mau ter uma lista de backup de excelentes funcionários e uma lista de contatos de especialistas do setor para recrutamentos futuros.

4. Consiga um sênior para a equipe

Sempre que os orçamentos são baixos e você precisa de um profissional em gerenciamento de projetos com experiência na sua área, a terceirização pode ser uma ótima saída. 

Você pode não ter orçamento para contratar um em tempo integral, mas mesmo o serviço temporário de uma pessoa super experiente do setor, agilizará o processo e estabelecerá uma base excelente para o trabalho que está por vir. 

Adicione a isso a lista de contatos da influência e do público do superstar, e você terá mais um motivo para escolher esta opção.

5. Concentre-se no que é importante

Pequenas tarefas devem ser feitas, mas podem ocupar todo o seu tempo, não deixando nada para o que realmente importa. 

Assim como as famílias contratam empregadas domésticas, as empresas precisam terceirizar alguns serviços para se concentrar em seus objetivos e metas principais. 

Ao pagar essa empregada, uma empresa limpa o chão enquanto ganha dinheiro com a produção, por exemplo. 

Libere tempo para fazer o que você faz de melhor e deixe a equipe terceirizada cuidar das tarefas nas quais eles são especialistas.

Quando e porque realizar a terceirização do desenvolvimento de software

Todas as razões para terceirização descritas acima também se aplicam aos serviços de terceirização do desenvolvimento de software. 

No entanto, como o setor de TI é um dos líderes em delegação de tarefas, existem razões específicas para considerar este serviço se você possui, dirige ou trabalha em uma empresa neste mercado.

1. Ajuda instantânea para necessidades urgentes

O desenvolvimento de software veio para tornar a vida de uma empresa mais fácil. 

Um bom aplicativo pode aumentar a eficiência de uma organização, aumentar a fidelidade do cliente e gerar novas receitas. 

Muitas vezes, a necessidade de tal aplicativo surge com urgência, aqui e agora. Assim, muitas vezes a empresa carece de tempo e conhecimento para transformar suas ferramentas atuais ou trazer uma nova para o mercado rapidamente. 

As empresas terceirizadas de desenvolvimento de software ajudam a preencher essa lacuna de recursos em questão de dias e podem entregar o produto final significativamente mais rápido do que o processo de desenvolvimento interno.

2. Melhor gestão de risco

Cada novo software ou desenvolvimento de aplicativo é um risco por si só. 

A acumulação de todos os processos em um só lugar, por exemplo internamente, aumenta as chances de falha do aplicativo, falha na entrega no prazo, estagnação do processo etc. 

Terceirizando várias partes do processo de desenvolvimento para fornecedores externos, uma empresa pode mitigar esses riscos. Se uma equipe falhar, outra pegará.

3. Tempo reduzido para chegar ao mercado

A capacidade de resposta de um aplicativo está entre os requisitos fundamentais para qualquer software hoje em dia. A falta de adaptação leva a perdas significativas de receita e ao fracasso da marca em geral. 

Assim que surge uma necessidade urgente, como durante o COVID-19, quando as empresas tinham que adicionar novos recursos para entregas, retiradas, etc., uma equipe interna pode não ter capacidades e recursos humanos suficientes para fornecer efetivamente esses novos recursos no prazo . 

As soluções de terceirização de software oferecem uma mão confiável e a possibilidade de reduzir o tempo necessário para fornecer novos recursos ao mercado. 

O cliente aqui dita os termos de entrega enquanto a equipe de terceirização se adapta para que você tenha controle total sobre os prazos de liberação.

4. Escalonamento em tempo parcial

Continuando a ideia anterior sempre que você precisar entregar um novo recurso aqui e agora, não há tempo para considerações; é hora de agir. 

A terceirização dá mãos e mentes extras para uma equipe de desenvolvimento atingir a nova meta mais rapidamente. 

E a boa notícia é que você recebe ajuda adicional apenas para uma tarefa, um sprint, um projeto, etc. 

Depois de concluída, a cooperação com a equipe de terceirização de software pode ser encerrada imediatamente no mesmo dia. É uma maneira perfeita de evitar crises de desenvolvimento urgentes.

5. Flexibilidade de desenvolvimento

Uma equipe de terceirização pode ser considerada um patch universal para seu desenvolvimento interno. 

Sempre que você não tiver mãos nos testes, poderá organizar uma equipe de controle de qualidade para trabalhar para você. Assim que precisar de um DevOps para um novo projeto, você poderá obter um. 

Uma empresa de terceirização de software tem uma ampla gama de especialistas disponíveis, para que você possa incluí-los a qualquer momento, dependendo das necessidades e especificações do projeto atual. 

A flexibilidade no uso de ativos e atribuição é uma grande vantagem para toda empresa de desenvolvimento de software.

Lembre-se de que o motivo da terceirização não deve ser apenas a economia. Nesse caso, você corre o risco de ter a equipe mais barata a bordo e sofrer as consequências desagradáveis. 

Obviamente, o preço deve ser levado em consideração, mas você pode se beneficiar melhor dos serviços se um dos principais motivos para a terceirização do desenvolvimento de software tiver um dos descritos acima.

Quais são os modelos de terceirização do desenvolvimento de software?

É possível encontrar vários tipos de modelos de terceirização do desenvolvimento de software. 

Essa diversidade é baseada no fator escolhido para a classificação. Para alguns, será o local que divide a terceirização tais como a terceirização: onshore, nearshore e offshore.

Outros focam mais no tipo de relacionamento que a terceirizada teria com o cliente; estes dividem os modelos em aumento de equipe, equipe dedicada e terceirização baseada em projetos. 

O tipo de contrato também pode ser o critério de diferenciação, contratos de preço fixo ou acordo de pagamento baseado em tempo.

A última classificação é autoexplicativa, assim como a baseada na localização. 

A seleção depende dos objetivos do cliente, do talento existente no mercado e do orçamento (as equipes offshore custam significativamente menos do que os serviços de terceirização de software baseados no local da contratação). 

Enquanto isso, a classificação importante que merece uma explicação mais detalhada é sobre o relacionamento cliente-terceirizado. Vamos examiná-lo com mais detalhes.

Aumento de equipe no outsourcing do desenvolvimento de software

O que é o modelo de aumento de equipe?

Este modelo de terceirização maximiza a eficiência da equipe interna enquanto mantém o controle total sobre o processo de desenvolvimento de terceirização. 

Aqui, o cliente “pega emprestado” a equipe de desenvolvimento ou sua parte de um fornecedor pelo período necessário. 

Nesse caso, a equipe de terceirização atua como parte integrante do seu processo apenas completando as tarefas atribuídas. 

Como resultado, toda a responsabilidade e controle do sucesso do projeto permanece dentro da empresa do cliente.

Quando usar o aumento de equipe?

Caso você tenha uma equipe interna e falta algumas mãos.

Quando você tem um forte gerente de projeto para controlar todos os membros da equipe em todos os locais.

Se você precisa de um determinado talento para uma tarefa específica e não tem tempo / orçamento / habilidade para contratá-lo permanentemente.

Quando você precisar de ajuda urgente com uma tarefa específica e não puder passar por todo o processo de recrutamento.

Equipe dedicada

Qual é o modelo de equipe dedicada?

Este modelo de terceirização do desenvolvimento de software é o meio termo entre o aumento da equipe e um projeto totalmente delegado. 

Uma equipe dedicada de especialistas externos trabalha em um projeto específico (ou em sua parte) que não está conectado aos processos internos. 

A equipe terceirizada também é gerenciada por seu Gerente de Projeto (PM) terceirizado, de modo que todo o desenvolvimento é realizado fora dos muros da empresa. 

O PM reporta regularmente ao cliente sobre o andamento e consulta sobre a decisão estratégica. 

Com este modelo, tanto o cliente quanto a equipe dedicada são responsáveis pelo sucesso do produto final.

Quando usar uma equipe dedicada?

Quando você tem um gerente experiente que tomaria as decisões junto com o PM terceirizado (pode ser um Product Owner, um CTO e até mesmo um CEO para startups).

Caso você precisar de conhecimento e experiência específicos em uma área específica de desenvolvimento.

Quando você não tem tempo / recursos humanos para desenvolver o software internamente, deseja ter o papel decisivo no seu desenvolvimento e versão final.

Terceirização do desenvolvimento de software baseada em projetos

Qual é o modelo de terceirização baseado em projetos?

Sempre que uma empresa tem seu objetivo e requisitos de software, mas nenhuma equipe para realizar a tarefa, um modelo de desenvolvimento de TI de terceirização baseado em projeto é a solução perfeita. 

Nesse caso, um cliente transfere todo o processo de desenvolvimento para um terceiro. 

O fornecedor então gerencia e supervisiona o projeto concordando em entregar o produto pronto para uso dentro do prazo. 

Aqui, o cliente não tem voz no processo ou métodos selecionados para o desenvolvimento; a empresa de terceirização controla tudo. 

As atualizações sobre o andamento são entregues regularmente ao cliente, sem muitos detalhes, para evitar perda de tempo. 

Com isso, a responsabilidade total pela entrega e andamento do projeto é assumida pela empresa terceirizada.

Quando usar a terceirização baseada em projetos?

Quando você tem uma grande empresa lidando com o produto principal e precisa desenvolver uma ferramenta de suporte, atualizar um banco de dados ou criar um pequeno projeto paralelo.

Sempre que o esforço da equipe interna for limitado, você pode transferir todo o processo de desenvolvimento para uma equipe externa.

Quando o novo projeto possui todas as especificações, é simples e não se espera que exija muitas alterações no tempo.

Caso você não tenha tempo para gerenciar e controlar o desenvolvimento, mas precisa de algum aplicativo ou software pronto.

Os prós e contras da terceirização do desenvolvimento de software

Esta seção enfatiza que a terceirização do desenvolvimento de software tem vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas no processo. 

Ainda assim, na Smart Quality, realmente acreditamos que uma terceirização cuidadosamente planejada e executada pode funcionar sem quaisquer inconvenientes. 

Claro, não reivindicamos que não haja riscos ou armadilhas possíveis. 

Dizemos apenas que, com uma abordagem cautelosa, o número de tais riscos pode ser minimizado. Veja abaixo o que a boa terceirização de software pode oferecer e como mitigar quaisquer perigos potenciais no caminho.

Principais benefícios

Como já foi mencionado, a redução de custos está provavelmente entre os principais benefícios que as empresas encontram no desenvolvimento de terceirização de software. 

As principais economias incluem a integração, ausência de compra de equipamentos e prevenção de vantagens extras de TI normalmente usadas para reter funcionários. 

O salário do desenvolvedor no Brasil, varia entre os R$ 6.000,00 CLT até mais de R$ 20.000,00. Sem contar todos os encargos e taxas empregatícias. Considerando que, em sua maioria, são vários desenvolvedores que trabalham em um projeto ou em sua parte, a vantagem de economia de custos é evidente.

Como o mercado de terceirização e serviços compartilhados continuará se expandindo em saltos no futuro previsível, o dinheiro não é a principal razão pela qual as empresas buscam ajuda externa; experiência e oportunidades de economia de tempo também são. 

Uma empresa de terceirização pode oferecer percepções valiosas sobre uma questão do dia a dia e entregar a solução em um prazo mínimo. 

Além disso, a adaptabilidade e a velocidade de resposta à demanda do mercado continuarão sendo fatores cruciais na indústria.

 

Para pequenas empresas com um orçamento limitado, as mudanças frequentes na força de trabalho são desafiadoras, principalmente devido às rígidas regulamentações trabalhistas em muitos países.

A terceirização oferece flexibilidade perfeita no que diz respeito ao tamanho da equipe. 

Sempre que um novo projeto está em andamento, você solicita mais desenvolvedores, engenheiros, designers de uma empresa terceirizada; uma vez que o projeto termina ou uma tarefa é concluída, você simplesmente encerra o contrato e é isso. 

Nenhum gasto extra com pagamento de demissão ou aviso prévio de vários meses de rescisão do contrato; todas essas despesas não existem na estrutura de terceirização.

 

Acrescente a isso a possibilidade de continuar trabalhando sem problemas devido às diferenças de fuso horário (o trabalho em um projeto nunca para), a oportunidade de trocar um funcionário não adequado em questão de dias, evitar longos processos de recrutamento. 

Com planejamento e precisão aprimorada de todo o desenvolvimento, você terá uma visão geral do que pode ser alcançado com a empresa de terceirização do desenvolvimento de software certa ao seu lado.

Riscos e métodos de mitigação

Agora, embora todos os benefícios da terceirização possam hipnotizar, tome cuidado, pois ainda há riscos nesse processo. 

Abaixo você pode encontrar os principais riscos de terceirização enfrentados por várias empresas, e dicas sobre como evitá-los ou mitigá-los.

 

A falta de comunicação devido a fusos horários e diferenças culturais é um risco comum. 

É por isso que uma liderança forte, bem como canais de comunicação, relatórios e negociação inicialmente estabelecidos, devem ser determinados antecipadamente. 

Vale lembrar que é o cliente quem decide o que é mais adequado e confortável para sua equipe interna, e a terceirizada terá que se adequar, mas o cliente não deve jogar na ditadura. 

É essencial garantir um ambiente confortável para ambas as partes da equipe para o esforço aprimorado da equipe.

 

A segurança das informações de direitos autorais, bem como dos dados do usuário, é um risco para todas as empresas de desenvolvimento. 

É por isso que os acordos de NDA devem estar sempre em cima da mesa com uma força de trabalho terceirizada. 

Além disso, você deve planejar cuidadosamente quais peças de trabalho, sistemas e processos a equipe terceirizada terá acesso. 

Tente limitar ao essencial, mas não os restrinja muito, criando mais paredes do que pontes. Se você decidir ir com desenvolvedores de terceirização para o projeto completo, planeje a transição de todos os tipos de acesso, materiais de banco de dados e sistemas ao receber o projeto.

 

A qualidade do produto final pode estar em risco se suas equipes internas e terceirizadas não estiverem sincronizadas. 

Por exemplo, eles usam diferentes linguagens de codificação, arquitetura, banco de dados ou estrutura. Para garantir a boa qualidade do seu produto final, decida todas as especificações técnicas do seu software e selecione uma empresa com reputação positiva na área.

 

Custos ocultos são, infelizmente, comuns entre empresas não confiáveis. Você consegue um negócio perfeito e acaba pagando mais por serviços não incluídos ou horas extras de trabalho. 

Para evitar custos ocultos, você precisa especificar o número de horas pagas ou o escopo do projeto entregue em seu contrato. E lembre-se, ofertas que parecem boas demais para ser verdade geralmente não são confiáveis.

 

Também podem ocorrer problemas de pós-lançamento, como bugs, perda ou incompatibilidade de código. 

Certifique-se de trabalhar apenas com a prática de garantia de código. Desta forma, caso sejam encontrados bugs ou outros problemas após a entrega do produto, o cliente reserva-se o direito de solicitar alterações de código gratuitamente. 

Também é benéfico definir um período de “teste” para o trabalho concluído para garantir que, dentro deste prazo, você obtenha todo o suporte necessário do fornecedor de terceirização de desenvolvimento de software.

 

A resolução de disputas é um dos maiores temores de qualquer cliente que terceirize o desenvolvimento de seu software. O processo geralmente é vago e leva muito tempo, o que resulta em perda de dinheiro. 

Tenha um contrato que estabeleça claramente todas as condições da cláusula de rescisão e as consequências que ambas as partes enfrentarão caso não cumpram sua parte do acordo. 

Você precisa ter sempre a lei do seu lado, portanto, cuide da papelada desde o início.

error: Content is protected !!
Falar com consultor
Quer tirar dúvidas?