Somos especialistas em tecnologia

Open Source: 6 plataformas gratuitas que farão sua empresa crescer

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

O Open Source veio para facilitar a vida das empresas, além de uma “tendência em plataformas gratuitas” representa soluções econômicas e duradouras.

Seu principal atrativo é a flexibilidade de visualizar, distribuir e modificar o código, sem pagar licença de uso.

As empresas possuem duas alternativas de gerenciamento de projetos utilizando Open Source: programas na nuvem ou criando os seus próprios.

O melhor de tudo é que ambas as opções estão incluídas no pacote de plataformas que funcionam em modo de “código aberto”.

Entre as vantagens, está o modo de produção descentralizado e o trabalho em equipe do software Open Source e atualizações constantes. Cabe destacar quem têm licenciamento pago que após um tempo o programa caduca criando necessidade de pagar para adquirir o mais recente.

Analogamente, usar programas de código aberto é semelhante a ir como convidado a uma festa com entrada gratuita e bar aberto.

Ninguém paga pelos serviços, sempre tendo acesso a um bar de coquetéis, mas e se o sistema fosse diferente?

Cada participante deve pagar uma quantia em dinheiro na entrada e também cancelar cada bebida que consome, que diferença!

Nesta ocasião, vamos nos aprofundar em quais são as 6 principais plataformas open source que facilitam a gestão empresarial.

Como ponto interessante, os softwares Open Source têm o atributo de serem capazes de se integrar perfeitamente com outras plataformas e até plataformas pagas.

open source platforms

A imagem acima, corresponde facilmente a uma estrutura de TI de uma multinacional. A diferença com relação ao open source é o custo beneficio obtido.

Se bem para instalar toda a estrutura de TI envolve mão de obra qualificada. Uma vez os sistemas são implementados o retorno sobre o investimento começa a acontecer.

Junte-se a nós nesta jornada pelo interessante mundo dos programas Open Source, um universo de oportunidades de acesso aberto:

Plataformas gratuitas de ERP e CRM (Odoo)

Odoo

Em outros artigos falamos sobre o Odoo, um poderoso software de gestão organizacional, com funcionalidades expandidas de contabilidade a relatórios.

Na área de administração de empresas, facilita a gestão de projetos, faturamento, contabilidade, almoxarifado, manufatura e compras.

Na área de marketing e vendas, possui uma gama de serviços respondendo às novas demandas do mercado competitivo.

Entre as ferramentas mais notáveis estão: Email marketing, ERP, CRM, sistemas de pesquisa e chat online.

Outro ponto favorável deste Open Source é a incorporação de Apps de redes sociais colaborativas entre o staff interno.

Em outras palavras, um canal de comunicação ágil e confiável. Somados a isso estão os módulos para aumento de produtividade e criação de sites.

Mas o que é realmente interessante sobre o Odoo é a integração com outros sistemas de pagamento e envio, como PagSeguro ou PayPal.

Por ser um sistema ERP, ele dá acesso a aplicativos de e-commerce para compras online. Este sistema está disponível na nossa loja clicando aqui.

Alternativas pagas

Microsoft Dynamics 365.

SAP.

TOTVS.

WooCommerce: você já comprou dessa plataforma sem perceber

Quando você pensa em e-Commerce de código aberto, WooCommerce é a primeira coisa que vem à mente.

Claro que faz sentido, WooCommerce é uma das plataformas mais conhecidas do mundo “uma verdadeira vitrine de vendas”.

Seu aprimoramento vem funcionando como um plugin que transforma um site feito em WordPress em uma atraente loja virtual.

Em empresas grandes e pequenas, ele fornece recursos como métodos de pagamento, envio dos itens, opções de produtos e muito mais.

Com grande agilidade, permite a customização das páginas e o gerenciamento esperado do estoque de forma eficiente.

A segurança é garantida, os dados de uso são anônimos e protegidos, sendo configurados pela mesma empresa.

Está entre as melhores plataformas gratuitas. Este sistema está disponível na nossa loja clicando aqui.

O design versátil adaptado aos novos tempos, faz com que o WooCommerce permita a migração de todo o conteúdo de outras plataformas.

Isso no caso de operar a loja virtual, em outros ambientes no futuro. Por uma razão, é o Código Aberto do futuro!

e-commerce

Issabel PABX - VoIP de código aberto

Issabel PABX é considerada uma ferramenta de telefonia global que unifica e otimiza a comunicação de uma empresa. Garante a integridade do negócio e diminui absurdamente os custos de ligações telefônicas.

Este Software Open Source com nome feminino, unificado a partir do Asterisk, não cobre apenas a área de telefonia VoIP.

A utilidade desta plataforma engloba de forma inteligente: E-mail, interface de configuração web, interligação entre PABXs, fax, entre outros.

Issabel é lançado sob a licença geral GNU, funciona na plataforma Linux com Asterisk, permitindo atualizações.

Facilita a instalação de forma intuitiva, sendo flexível ao fazer modificações de acordo com as necessidades individuais.

Outra vantagem do Issabel são as atualizações e melhorias contínuas feitas pelos funcionários para aprimorar os serviços oferecidos.

Também têm possibilidade de gerar relatórios avançados como a quantidade de minutos de um determinado usuário, por data e destino da ligação.

Outro belo exemplo, durante a pandemia do COVID-19 muitas empresas optaram pelo home office. Os usuários do Issabel PABX puderam levar para casa as suas linhas comerciais quase que com esforço zero e sem pagar custos adicionais.

Voip

Moodle LMS - Plataformas gratuitas EAD

gestão de projetos

O Moodle funciona como um sistema web dinâmico, projetado para potencializar os espaços virtuais de ensino-aprendizagem educacional.

O Moodle também é amplamente conhecido pelo nome de LMS Learning Management System, cujo significado é “sistemas de gerenciamento de aprendizagem”.

Em relação aos requisitos tecnológicos para sua operação, é necessário um ambiente baseado em PHP e banco de dados MySQL.

O software livre funciona em ambiente web, permitindo acesso ao mundo por meio de telefones celulares ou PCs.

Situação que tem levado inúmeras organizações a utilizarem o Moodle durante o treinamento empresarial ou em outros níveis de ensino.

Mas, especificamente, o que um ambiente Moodle permite? Gerenciar recursos didáticos, processar usuários e acessos, monitorar o processo educacional.

A integração entre o Moodle e o WooCommerce, facilmente levam a uma estrutura comercial de ensino amplamente escalável. Este sistema está disponível na nossa loja clicando aqui.

Jaspersoft: Plataformas gratuitas para Business Intelligence

A Jaspersoft oferece o software de business intelligence mais flexível, econômico e amplamente implantado do mundo, permitindo uma melhor tomada de decisão por meio de relatórios, painéis e análises altamente interativos baseados na Web.

O software de relatórios Jaspersoft coleta informações de uma ou mais fontes de dados e as apresenta em um formato fácil de ler para que os usuários de negócios possam se manter informados e tomar melhores decisões.

O Dashboard da Jaspersoft combina dados e indicadores gráficos para fornecer resumos de informações para que os usuários visualizem o estado de seus negócios e respondam rapidamente.

plataformas gratuitas

A análise de dados Jaspersoft é usado para modelar, manipular e visualizar dados usando OLAP ou análise in-memory para identificar problemas, detectar tendências e tomar decisões melhores rapidamente.

O software de integração de dados Jaspersoft extrai, transforma e carrega (ETL) dados de diferentes fontes em um data warehouse ou data mart para fins de relatório e análise.

Opções pagas

Power BI.

Tableau.

Plataformas gratuitas de segurança da informação (PfSense)

PFSense é a solução Open Source baseada no FreeBSD que funciona como Firewall, IDS, Proxy e roteador administrável.

O interessante desse sistema é que, uma vez configurado, qualquer equipamento básico (preferivelmente com disco SSD) se torna um incrível firewall ou roteador.

Remotamente, sua interface gráfica é acessada para incorporar outras funções, ao selecionar o pacote é instalado automaticamente que nem no wordpress.

 

Entre as funções mais importantes estão: Configuração avançada de firewall; servidor de balanceamento de carga ou servidor VPN.

Este último ajudou milhões de empresas ao redor do mundo a conectar os seus colaboradores as redes da empresa, permitindo acesso a pastas e sistemas.

Alternativas pagas

Microtik Firewall.

Blockbit Firewall.

Alternativas pagas vs plataformas gratuitas Open Source

Você sabia que é possível um software Open Source ser mais oneroso para sua empresa do que um software pago?

Mas por que um Open Source ficaria mais caro que um software com licenciamento? Veja por exemplo a indústria de desenvolvimento de sistemas.

As vezes o retorno financeiro acaba sendo mais rápido se utilizar algumas tecnologias pagas. Porém fora alguns casos específicos, as ferramentas Open Source oferecem sim um bom retorno financeiro na implementação.

Embora elas sejam gratuitas e exista a possibilidade de modificação. A sua empresa precisará do talento técnico para ajustá-las à necessidade da empresa.

Você como gestor precisa se atentar e realizar os levantamentos necessários para a correta implementação de soluções nos projetos da sua empresa.

Caso você precise de ajuda nestas escolhas, entre em contato conosco.

error: Content is protected !!
Falar com consultor
Quer tirar dúvidas?