Como posso definir meu mínimo produto viável MVP
Aqui estão algumas etapas estratégicas a serem seguidas:
Tenha a certeza que seu MVP está alinhado com seus objetivos de negócio
A primeira etapa no desenvolvimento de seu MVP, antes de pesar quais recursos construir, é garantir que o produto se alinhe com os objetivos estratégicos de sua equipe ou empresa.
Quais são esses objetivos? Você está trabalhando para obter um número de receita nos próximos seis meses? Você tem recursos limitados? Essas perguntas podem afetar se agora é mesmo a hora de começar a desenvolver um novo MVP. Você pode utilizar (clicando aqui) a nossa análise SWOT para responder estes questionamentos.
Além disso, pergunte a que propósito servirá esse produto mínimo viável. Ele atrairá novos usuários em um mercado adjacente ao mercado para seus produtos existentes? Se esse for um de seus objetivos de negócios atuais, este plano de MVP pode ser estrategicamente viável.
Mas se a prioridade atual da sua empresa é continuar a se concentrar em seus mercados principais, então, você pode concentrar essa ideia para talvez um MVP projetado em oferecer novas funcionalidades para seus clientes existentes.
Comece identificando oportunidades especificas para o usuário final
Agora que você determinou que seus planos de MVP estão alinhados com seus objetivos de negócios, você pode começar a pensar nas soluções específicas que deseja que seu produto ofereça aos usuários. Essas soluções, que você pode escrever no seu projeto, não representam a visão geral do produto, apenas subconjuntos dessa visão. Lembre-se de que você pode desenvolver apenas uma pequena quantidade de funcionalidades para o seu MVP.
Você precisa ser estratégico ao decidir qual funcionalidade incluir no seu MVP. Você pode basear essas decisões em vários fatores, incluindo:
- Os custos relativos para implementar as etapas do projeto.
- Pesquisa de satisfação
Analise competitiva
Com que rapidez você poderá implementar funcionalidades ao receber feedback do usuário
Desenvolvimento do MVP
Agora que você pesou os elementos estratégicos acima e definiu a funcionalidade limitada que deseja para o seu MVP, é hora de traduzir isso em um plano de ação para desenvolvimento.
O primeiro é garantir que o produto possa ser viável. Isso significa que deve permitir que seus clientes concluam uma tarefa ou projeto inteiro e deve fornecer uma experiência de usuário de alta qualidade.
Deve ser um produto funcional que sua empresa possa vender. Não se trata de entregar um produto mal feito antes de terminá-lo. Não é entregar um software cheio de erros para saber o que os clientes acharam: é entregar um software que represente o produto final que está para ser entregue, mas que trará apenas uma versão mais “resumida” mas já está ok ao ponto de resolver o problema para o qual foi desenvolvido.
Veja um exemplo na prática
Veja o exemplo do chatbot da Smart Quality.
Desenvolvido por nós para agilizar e mitigar os riscos de não atendimento por causa de fuso horário. A Ana da Smart Quality (chatbot) veio como um MVP.
No começo a área do SAC precisava entrar numa tela temporária para ver as conversas da Ana.
Também para o rumo da conversa ser alterado, precisava da área de TI para fazer update nas tabelas do banco de dados.
Hoje em dia é tudo automatizado, você pode tentar falar com a Ana nesse exato momento.